A idéia não é explicar quem é o Neil Gaiman, mas por que ele me inspira, já que vocês podem encontrar mesmo na wikipédia (tanto em português quanto em inglês) dados biográficos mais consistentes do que os que eu poderia fornecer neste post.
Neil Gaiman é uma de minhas grandes inspirações no mundo da escrita que conheci graças ao Gabriel, um amigo meu. Ele é um escritor "multimídia" (expressão de outro amigo) que transita entre livros, cinema/televisão (Doctor Who?) e quadrinhos (Sandman e Os Perpétuos, da Vertigo). Além de ter essa versatilidade na escrita, Gaiman começou pequeno; como jornalista e crítico literário, procurou formar uma rede de contatos para publicar seu trabalho, já que foi rejeitado várias vezes.
Portanto, a notoriedade dele é fruto de um longo exercício de estabelecer conexões e uma constante vivência no mundo literário. Profissionalmente, ele demonstra não ter medo de desapegar de suas idéias, reformulá-las, melhorá-las, e adapta sua escrita a diversos meios de comunicação. Ele respira o que faz, permitindo que o mundo literário flua através dele. Escrever é seu ofício desde sempre, para o qual sequer tivera educação superior formal; antes de publicar suas obras, ele já escrevia e trabalhava como crítico literário, entrevistando pessoas para poder crescer nesse meio! Assim, ele opina sobre escrita e arte com experiência, delicadeza e sensatez.
[E gosta de gatinhos. Isso é importante.]
[E gosta de gatinhos. Isso é importante.]