quarta-feira, 10 de abril de 2013

Livro novo!

Hoje estou apenas de passagem para registrar o último membro da equipe literária que formei. A tríade "Orgulho e Preconceito - Os Três Mosqueteiros - O Restaurante no Fim do Universo" ganhou um membro que eu havia encomendado há duas semanas: Fahrenheit 451, de Ray Bradbury, sugerido por um amigo da faculdade quando o assunto era distopia.

Fahrenheit 451 é uma alusão à temperatura em que livros nesse universo distópico são queimados, pois ter opinião própria é considerado antissocial e hedonista. Como ainda não o li, pesquei um pedaço da sinopse da Wikipédia:

"Fahrenheit é contado em um futuro inespecífico, em uma América hedonista e anti-intelectual que perdeu totalmente o controle. Recheada de ilegalidade nas ruas, desde jovens jogando carros contra pessoas apenas por divertimento ao bombeiro ajustando seu cão de caça mecânico para caçar animais em suas tocas apenas pelo simples e grotesco prazer de assisti-los morrer. Qualquer um que é pego lendo livros é, no mínimo, confinado em um hospício. Quanto aos livros, são considerados ilegais e, uma vez encontrados na posse de alguém, são queimados pelos "bombeiros". Os livros ilegais achados são principalmente obras famosas como Whitman, Faulkner e outros. O protagonista, Guy Montag, é um bombeiro que, seguindo a profissão de seu pai e de seu avô, tem certeza de que seu trabalho - queimar livros e a casa que os abrigam, bem como perseguir as pessoas que os detêm – é a coisa mais certa a fazer. Ele se lembra particularmente de uma ocasião de sua infância, quando faltou luz e sua mãe acendeu uma vela: no escuro, a vela proporcionou uma luz estranha, mas na qual Montag se sentiu seguro e confortável."

Pelo bem da leitura, não lerei mais sobre, apenas peguei um pedaço para saciar a curiosidade e postar por aqui... apenas ressalto que a existência de três livrarias na faculdade é muito, muito amor.
     
Agora tenho quatro bebezinhos para ler, fora os da faculdade...
     
Aliás, recomendo outro, "Um Toque de Clássicos" que a minha professora de sociologia está seguindo; ele é muito bacana e fala um pouco de três "monstros" da sociologia: Marx, Durkheim e Weber. As autoras são: Tânia Quintaneiro, Maria Lígia de Oliveira Barbosa e Márcia Gardênia Monteiro de Oliveira. A leitura é muito gostosa e o conhecimento transmitido é significativo e preciso terminar de lê-lo até quarta-feira que vem.
     
Como estou com pressa, não tenho um vídeo para recomendar... até a próxima!