Hoje eu estava pesquisando formas de amenizar os estragos causados quando se tem um gato com síndrome do pequeno poder em casa.
Gatos comportam-se exatamente como leõezinhos na savana de sofás, subindo no alto do encosto do sofá da maior montanha para de lá contemplar todo o seu domínio.
Mais ou menos assim.
E, naturalmente, afiam as garrinhas em lugares que lhes são atraentes, como pés e braços de sofá. Não vou me delongar em explicar que isso é normal, que você não tem que acabar com a mania do seu bichinho, mas é interessante adquirir um local bacana para ele arranhar, ensiná-lo de um jeito gentil a não utilizar os móveis como saco de pancada (colocando fita dupla face no local a ser evitado, por exemplo) e, também, cortar as unhas do animal.
Cortar as unhas é bem simples, mas é importante pesquisar bastante. Por exemplo, não pode cortar muito, senão vai acabar acertando os vasos sanguíneos do bichinho, e é preciso ter um material próprio para isso - não pode ser tesoura comum ou alicate. Um vídeo que me encorajou a tentar essa técnica foi:
Como não tenho experiência no assunto e minha gata parece eternamente trabalhada na cafeína, estou cortando suas unhas aos pouquinhos, o que é recomendável. É importante não estressar o animal, sendo válido aparar a prestações.
Exemplo de cortador de unhas para gatos
É o tipo de coisa que nunca fiz, em mais de dezoito anos com gato em casa, mas que é ótimo - elas crescem saudáveis, você fica a salvo de arranhões e o gatinho continua a exercer todo o seu domínio sobre o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário