domingo, 18 de agosto de 2013

Reiki e meditação!



Você sabe o que é Reiki? Já meditou?

Eu passei muito tempo sem saber o que as duas coisas significam, mas, agora que pratico, vou explicar resumidamente:

Reiki é uma prática espiritual budista, que foi resgatada no século XIX após um período de esquecimento. Eu sou iniciada nessa técnica mas, para dar uma noção do que é, vou resumir: ela utiliza imposição de mãos para harmonizar o fluxo energético do corpo. Segundo o Reiki, todos nós temos campos de energia que acabam se desbalanceando ao longo do cotidiano, trazendo todo tipo de desconforto que você puder imaginar; com o Reiki, relaxamos e restabelecemos esse equilíbrio.

A USP tem realizado experimentos que mostram a atuação do Reiki em ratos, ou seja: está ganhando um caráter científico, deixando de ser placebo.

Talvez - Pablo Neruda



Adoro poesia, embora não tenha paciência para ler um livro inteiro de poeminhas de uma só tacada; eu sou meio devagar, gosto de sentir as palavras, o ritmo...

Fui dessas meninas tímidas durante o ginásio que faziam toneladas de poesias românticas. Adorava falar de mundos ocultos, do que é sentir saudade (principalmente saudade de tempos desconhecidos) e dedicava um monte de poemas de amor imorredouro às quedinhas do colégio.

Claro que essas quedinhas nem faziam idéia disso. Ainda bem.

Meus poemas eram gigantescos - um soneto italiano era muito pouco para eu transmitir o que queria.

Gastava duas páginas inteiras; seis estrofes de quatro versos quando eu tentava diminuir o tamanho delas.

Quando comecei a aprender sobre Camões e Os Lusíadas, comecei a escrever uma epopéia seguindo a métrica camoniana; fiz as três estrofes de introdução e as duas de dedicatória antes de desistir. Aliás, só desisti porque perdi o caderno, ou eu estaria até hoje fazendo.

domingo, 11 de agosto de 2013

O encantador universo de Hayao Miyazaki!



Hayao Miyazaki é um roteirista japonês de renome - uma espécie de Walt Disney do Japão. Seus filmes possuem traços similares na arte e são caracterizados por personagens não-convencionais em mundo com muita fantasia, ecologia, tecnologia e profundidade!

O primeiro que vi foi seu mais recente sucesso, "Gake no ue no Ponyo" (Ponyo, Uma Amizade que veio do Fundo do Mar); parecia um sonho dada a aleatoriedade dos acontecimentos. É um pouco difícil de entender seus filmes porque existe um toque forte da cultura japonesa que não chega com facilidade até nós, almas ocidentais filhinhas dos EUA, por isso é o tipo de história que você mais interpreta do que entende de fato.