segunda-feira, 29 de julho de 2013

Filmes de Guy Ritchie



Pegue o seu capuccino que hoje tem sugestão com o mínimo possível de spoiler! :D

Bom, no último fim de semana eu vi "Snatch" com o namorado e os amigos. Na realidade, estávamos em dúvida sobre o que ver, então foi muito por acaso que nos deparamos com essa opção, sugerida por um amigo cinéfilo - aquele tipo de amigo que já viu todos os filmes do planeta Terra, e você não sabe se fica mais fácil escolher um filme porque ele pode sugerir ou mais difícil porque seria legal que todos assistissem a algo novo. O namorado e eu ficamos receosos em relação a Snatch, mas bastaram apenas DOIS minutos para concluirmos: o filme é ótimo.

Conheci o britânico Guy Ritchie (ahhh, esses britânicos...) por "Sherlock Holmes", filme que decorei de tanto ver e um dos que considero PERFEITOS. Sim, a fotografia é linda, o enredo é maravilhoso, as tomadas são excelentes - parecem uma canção visual (sinestesia feelings) - e os atores ficaram perfeitos. Eu me lembro de como não curti o fato de o intérprete do detetive britânico mais famoso do mundo ser um estadunidense - mesmo que um ótimo e perfeccionista ator como o Robert Downey Jr. Mas ele mostrou a que veio e eu só não sei quem se saiu melhor - ele como o Sherlock Holmes ou o flexibilíssimo Jude Law como John Watson! Aliás, e que flexibilidade, não? Jude Law é um excelente ator justamente porque convence, você não atribui a ele um papel único. 

E não podemos nos esquecer da Rachel McAdams. Gente, ela é toda elegante, saindo de filmes românticos água-com-açúcar para ser uma ladra espertalhona e engraçada - e linda. 





Enfim, o Guy Ritchie transmite um ar steampunk com esse "Sherlock Holmes", e a trilha sonora é maravilhosa, principalmente para quem é fissurado por coisas britânicas como eu, e decidi que ele deveria ser um ótimo diretor pela genialidade da obra.

Mas eu não conhecia nada dele, além do que os tablóides diziam sobre seu relacionamento com a Madonna.



Eu tenho essa curiosidade de procurar a foto do diretor para saber como é a cara dele. Normalmente, espero ver gente com cara de doida, mas até que ele parece um inglês bem-ajustado. No máximo, parece ter saído de um filme como "Tá Todo Mundo Morto".
E escolhi essa foto porque gosto de boinas. Homens que usam boina, vocês têm meu apoio. Boina > boné.



Ritchie + Downey Jr. + Law. E chapéu estiloso.

Então eu vi Snatch e logo reconheci a assinatura desse cara. A mim, pareceu um Tarantino, só que mais clean, ou seja: sem o incrível efeito da cascata de sangue voadora e os incríveis peitos turbinados. Claro que aqui não estou criticando o Tarantino, outro diretor que admiro - inclusive aprecio a cultura pop que ele inclui em seus enredos de diálogos gigantes e a independência feminina que ele enaltece - mas digo que a ausência de linearidade observada nele observamos também no Guy. Só que, pelo menos em "Snatch", trata-se de uma não-linearidade com menos sangue artificial e menos cenas de sexo.

O Guy Ritchie, tal como o Tarantino, é capaz de matar um personagem de forma aleatória, mesmo que interpretado por um ator famoso e caro, o que elimina o estereótipo de "sou interpretado por um ator famoso, logo eu sobrevivo até o fim da história".

"Snatch" não é tão clean, fofinho e apertável como Sherlock Holmes porque não trata de um clássico romance policial, e sim de um filme de gângster - com direito a sotaque e tudo. É um filme de gângster com muito Sazon e dinamismo, um dinamismo que você logo nota no começo, nas apresentações, e racha de rir logo de cara.

Na realidade, eu passei o filme inteiro rindo, e não fui a única.

É um filme de comédia sobre gângster com reviravoltas que arrancam gargalhadas. E tudo enriquecido com sotaque britânico, russo, irlandês e francês. São personagens que vão se conhecendo em situações insólitas, e histórias que vão se encontrando em cenários peculiares, e tudo vai se misturando. 

E um requinte da ironia britânica com acontecimentos imprevisíveis.

Eu começo a rir só de lembrar.

Dentre os atores famosos do elenco, temos Brad Pitt que eu acho que vocês conhecem, o Benício Del Toro ("Sin City", aquele policial babaca) e Jason Statham (sim, você conhece, caso tenha visto "Tela Quente" alguma vez na vida - é do "Carga Explosiva").

O Brad Pitt me intriga porque eu sentia uma indiferença típica que sinto por atores muito badalados por serem símbolos sexuais - algo como um preconceito embutido. Achava que fosse apenas um rostinho bonito, só que sua história diz que ele é um excelente ator; além de ter despontado em "Clube da Luta", ele estava ótimo em "Seven" e brilhou como Aldo Raine em "Bastardos Inglórios". E isso só para começar; ele tem uma filmografia que não deixa mentir.

Em "Snatch" não é diferente; ele interpreta um cara aleatório na história cuja representatividade não é a de um protagonista. Na realidade, o roteiro é tão não-linear que todos são protagonistas.









A assinatura do Guy Ritchie fica clara nas tomadas e no ritmo repetitivo que elas adquirem, acrescentando humor à história, bem como na repetição de cenas por ângulos distintos. É um filme fantástico - do tipo que faz você se levantar do sofá doido para recomendá-lo a alguém.

E estou recomendando agora: "Snatch" - vejam!

O próximo da lista é "Rock'n'Rolla", do mesmo diretor e elenco quase idêntico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário