domingo, 18 de agosto de 2013

Reiki e meditação!



Você sabe o que é Reiki? Já meditou?

Eu passei muito tempo sem saber o que as duas coisas significam, mas, agora que pratico, vou explicar resumidamente:

Reiki é uma prática espiritual budista, que foi resgatada no século XIX após um período de esquecimento. Eu sou iniciada nessa técnica mas, para dar uma noção do que é, vou resumir: ela utiliza imposição de mãos para harmonizar o fluxo energético do corpo. Segundo o Reiki, todos nós temos campos de energia que acabam se desbalanceando ao longo do cotidiano, trazendo todo tipo de desconforto que você puder imaginar; com o Reiki, relaxamos e restabelecemos esse equilíbrio.

A USP tem realizado experimentos que mostram a atuação do Reiki em ratos, ou seja: está ganhando um caráter científico, deixando de ser placebo.

Já a meditação, por sua vez, não é exatamente não pensar em absolutamente nada - como muita gente pensa - e sim chegar a um estado de relaxamento e lucidez no qual você não se apega a pensamentos, o que é muito útil para quem tem até insônia de tanto pensar (olha eu aqui!); você deixa tudo fluir como se seguisse uma correnteza, deixa a mente vagar, sem vigiar, sem prender, sem se estressar.

Eu sou ansiosa demais e uma típica geminiana com ascendente em Sagitário, ou seja: segundo o zodíaco, eu penso demais. Segundo quem não acredita nessas coisas zodiacais - mas me conhece - eu penso demais!

Eu sou daquelas pessoas que sentem rigidez muscular com muita facilidade; é como se eu segurasse um copo e esquecesse de colocá-lo na mesa; ele é leve, mas, de tanto eu segurar, acaba pesando em minhas mãos, em meus braços, no corpo todo.

Tudo porque eu não tenho a bela idéia de colocá-lo em cima da mesa.

Tem sido muito útil e relaxante para mim! Eu tentei algumas técnicas de meditação, e as uso com Reiki para dormir - não por ter dificuldade para dormir, e sim porque é gostoso.

Sabe aquela sensação de que a cama é mais gostosa justamente porque você precisa levantar? Então, eu procuro senti-la na hora de dormir - quando eu realmente posso ficar na cama. E Reiki e meditação ajudam.

Para meditar, você só precisa escolher um local onde não será interrompido, ficar em uma posição confortável e se concentrar em sua respiração; ter o cuidado de não reter nenhum pensamento, nada, e observar suas preocupações correrem como se fosse um rio... dizem que você obtém muita sabedoria e respostas lúcidas para dúvidas cruéis com a prática da meditação, mas nunca parei para observar isso; por enquanto, uso para relaxar, mesmo.

A sensação é de ter dormido algumas horas. 

Às vezes, você dorme de verdade - cuidado.

Uma idéia de meditação rápida:







Nenhum comentário:

Postar um comentário