quinta-feira, 14 de abril de 2016

5 músicas em língua estrangeira



Conheci uma pessoa poliglota que possuía uma reverência por diversas culturas - ocidentais e orientais. Ela escutava todo tipo de música - compreendendo ou não do que se tratava! E eu achava isso fantástico. Adorava o modo como ela era aberta para novos estilos musicais, entendem? Às vezes, internalizamos tantos preconceitos! E inventamos desculpas para desqualificar um tipo de música que esteja fora de nosso círculo social/cultural.

Então vinha essa garota e, com a carinha mais boa, escutava de tudo! Um dia, mandei um dos meus cantores nacionais preferidos - Geraldo Azevedo (que voz!) - para ela ouvir. Ela tinha gostado de outra música dele, na verdade, mas aceitou prontamente a que mostrei. Dias depois, comentou comigo que não parava de ouvir a que eu tinha mandado.

Anos depois - em 2016 - peguei-me ouvindo minha playlist. Então vi que ela havia se tornado "polilingüística" também!


Para quem só ouvia música nacional dez anos atrás - intercaladas por um Beatles aqui e um ABBA ali - até que mudei bastante! :D

E isso é tão bom - quando você descobre se tornar o tipo de pessoa que você gostaria de ser! Eu pego muita sugestão alheia, muita mesmo, quando o assunto é música. Não tenho o dom de descobrir músicas pouco conhecidas - sei que poucas pessoas que conheço escutam música celta, mas, de toda forma, não tenho essa facilidade que alguns amigos e o namorado têm de descobrir aquela banda antes que ela viralize.

O namorado me manda algo que possui menos de mil visualizações no youtube.

Meses depois, o mundo inteiro a conhece. Foi o caso de Mumford & Sons e Awolnation.

No final das contas, minha playlist contém exclusivamente aquilo de que realmente gosto - e que é um mosaico particular de tudo o que pessoas ao meu redor me mostram. E um pouco do procuro por conta própria.

Em homenagem a essa pessoa que conheci - e também aos amigos que apresentam músicas boas - fiz uma lista contendo músicas em línguas estrangeiras! Como nós, brasileiros, ouvimos muita música em inglês, excluí essa língua da parada também! :)

Não deixa de ser também uma homenagem ao meu nome - "Bárbara" quer dizer estrangeira. E é uma sensação que tenho sempre comigo.

1. Mon amour, mon ami - Marie Laforet



2. Senza Riserva - Annalisa



3. Gaia - Faun 

[Parece que é cantada em grego antigo, embora alguns gregos dos comentários deste vídeo não consigam discernir o que é dito.]



4. Ichirin no Hana - High and Mighty Color

Contém um pouco de inglês, como costumar aparecer no estilo J-pop!

5. Ворожи - Мельница

Sim, está escrito em alfabeto cirílico. Essa música é muito linda!



E vocês? Costumam ouvir algo de origem estrangeira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário