terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Modas Polêmicas: tantos amam, eu detesto


Certo, eu sei que "detestar" é uma palavra meio forte, e dizem que não é saudável. Eu acho extremamente saudável detestar certas coisas porque significa que você não aproximará delas tão cedo - e ainda por cima pode render um post para o blog!

A verdade é que eu não sou muito boa em detestar. A leitura astrológica que faço disso é a união da indecisão geminiana (no Sol) com os braços abertos e cosmopolitas sagitarianos (no Ascendente). Evito fazer escolhas: quero tudo e mais um pouco.

O que é péssimo quando preciso tomar decisões. 

Mas os últimos anos têm me presenteado com artigos de moda que me deixaram simplesmente estarrecida com minha capacidade de abominar alguma coisa. É claro que eu não vou chegar ao cúmulo totalitário de ordenar aos quatro ventos a extinção sumária de cada item a ser citado, mas vou me deliciar comentando cada um deles. Vamos lá!


1. Sneakers



O que é: Houve uma época em que era a designação de "tênis" em inglês, quando aprendíamos inglês básico nas escolas. Hoje é uma fusão de tênis futurista com salto alto. É só, meio difícil ir além.

Por que tantos amam: Porque é uma mistura de tênis com salto alto.

Após uma conversa de cunho filosófico com habitantes de Betelgeuse e um cafezinho das quatro com creme no Milliways, soube que esse item representa uma questão de conforto e praticidade. Provavelmente o bichinho é muito mais confortável que aquelas pernas-de-pau que no último século chamamos de salto, e dá aquela sensação que todo filho de cultura eurocêntrica gostaria de ter, que é a de ficar mais alto. Você pode continuar a desfilar como uma garça, mas com a promessa do conforto do tênis.

Por que eu detesto: O sneaker é uma coisa que não combina com absolutamente nada, mas que é usado com absolutamente tudo. O negócio é tão grosseiro, visualmente falando, quanto isto aqui:


Se vocês jogarem "Sneaker" no google, vão encontrar looks megaelaborados, lindões e de todos os tipos, e que só têm um problema: o tal do Sneaker.

"Ah, Bárbara, tem alguns mais delicadinhos, sem língua, não são tão feinhos". 

Daí me pergunto por que não largar disso e comprar outro sapato.

E, não bastasse a feiúra ancestral, você ainda corre o risco de cair por causa do salto - porque, assim, não é exatamente a peça ideal para sair correndo - não é um tênis. Céus, esse negócio é muito feio. Quero dizer, tem o desconforto do salto alto e é feio. Por quê?

2. Calça Jeans com cintura baixa



O que é: O famoso mostruário de cofrinho.

Por que tantos amam: Acho que houve uma época, aí pelo início da década de 2000, em que era legal usar essa coisa, mas realmente não lembro por quê. Eu lembro que era comum aliar uma coisa dessas com camiseta "baby look", criando o mesmo efeito de quando se veste microssaia. Sim, falo de um estilo de roupa que é tão, mas tão ousado, que só depois que usa a pessoa descobre que nem queria ousar tanto assim - daí ficam puxando e repuxando a peça pra não mostrar demais.

Agora, eu não sei sinceramente por que usavam. Será que era feio parecer ter pernas longas? Será que era feio marcar a cintura? Era uma época em que eu vivia alienada escrevendo minhas histórias e residindo no mundo da lua, então eu não me lembro exatamente o porquê da escolha de tamanha vergonha alheia.

Por que eu detesto: Certo, quando o assunto é moda, meu conhecimento é limitado, mas isso não me impede de ter preferências. E acho simplesmente ridícula uma coisa que incomoda e manda aquele abraço para sua cintura, deformando o corpo.

Observações: Pesquisando para o post, percebi um "boom" de posts nos últimos anos condenando essa moda, além de muita gente dizer que a jeans de cintura baixa é a responsável pelo fenômeno da "segunda cintura". É tipo um período refratário de ressaca moral no mundo da moda, em que o que era febre há dez anos hoje pode até ser acusado de causar danos à saúde e ser condenado à prisão perpétua.

3. Camiseta com número




O que é: O nome já diz: um camisetão-vestidão-camisolão com um número gigante estampado. É inspirado naqueles modelos masculinos esportivos oriundos do hemisfério norte. Quais exatamente? Sei lá, "aqueles".

Por que tantos amam: Não faço a menor idéia.

Por que eu detesto: É uma camiseta. Com número.
Eu não recusaria uma com o número "42", mesmo que seja modinha (porque tenho preguiça de dividir coisas nas categorias "modinha" e "não-modinha"), porque, né, convenhamos, quem leu O GUIA entende o motivo, e é isso que importa. Mas, francamente? Novamente, dando pitaco: polui demais e desnecessariamente. A parte de ser soltinha, tão soltinha que é quase um vestido é legal, mas para que o número? Sei lá, polui desnecessariamente, e é como se perdesse o sentido da coisa. Vira algo esportivo e inútil, fora de contexto. Parece que a pessoa saiu correndo da aula de Educação Física, só que, ops, deu tempo de se produzir. Ela saiu correndo, mas deu pra botar um scarpin, maquiagem e acessórios! "Corri, mas tô pronta!"
Não faz muito sentido.


4. Salto meia-pata



O que é: É uma tendência que, assim como a plataforma, alia o salto gigante com conforto. É tipo uma plataforma na parte dianteira do sapato que equilibra sua forma com o salto alto.

Por que tantos amam: Porque é relativamente confortável. É subir num salto de 15 cm com o conforto de um de 10. 

Por que eu detesto: E precisa falar? Porque é subir num salto de 15cm com o conforto de um de 10! Nesse caso, especificamente, eu não chego realmente a abominar, até porque, muitas vezes, o efeito visual é bacana - mais precisamente no red carpet e no lookbook. Mas eu não gosto, e não só porque me recuso e maltratar meus ossos, músculos e articulações por um motivo tão tirano quanto a suprema vaidade, mas porque acho muito pesado. A impressão que tenho é que pode até haver uns looks (óia a modista!) legais, mas que seriam mais interessantes com um sapato mais delicado. Chata - é isso que sou -, mas esse é um post justamente de coisas normalmente adoradas que eu não curto, certo?
Em todo o caso, minha opinião sobre salto, em geral, é esta:

Se você não é uma madame que usa todos os dias, ou uma modista que desfila todos os dias, não vai ficar legal. Porque você vai andar feito um pato, equilibrando-se em algo que você não usa no dia-a-dia. É muito triste ver a mulherada andando na cidade, debaixo do sol, na calçada toda irregular, equilibrando-se no salto, principalmente nesse meia-pata. Muitas vezes, está indo para a balada (parece um frango) ou caminhando penosamente com a bolsa pesada do lado, exausta e torta.

Sobre o salto meia-pata, eu vou mostrar para vocês como eu enxergo um look fofo e completo, finalizado por esse ilustre sapato:


Sexta-feira promete!

Acho que a frase que mais se encaixa nessa história é: "se você não usa, não use". Novamente: não quero proibir de verdade, apenas alertar para a obviedade da questão, que é: se você não tem o costume, fatalmente vai andar como uma garça, e não como aquela belíssima loura hollywoodiana numa cena dramática sob a chuva, em Manhattan.



5. Néon & Flúor




O que é: Artigos de moda em cores fortes, fluorescentes. Roupas, sapatos, acessórios, tudo parecendo aqueles lápis de cor que você queria no primário.


Ou você ficou muito feliz vendo essa foto ou teve uma depressão braba. Eu não sei se cheguei a ter esses, mas eu me lembro também dos metálicos! <3


Por que tantos amam: É moda, é colorido.

Por que eu detesto: MEUS OLHOS! MEUS OLHOS! MEUS OLHOS! AAAAAAHHHHHHH!!!


Tente olhar por mais de dez segundos.

Pelo que eu vi, alguns modelos em tons de azul são até bonitinhos, e o color blocking é até razoável, mas peças gigantes em tons de néon? Cadê a Organização Mundial de Saúde e o Conselho Federal de Oftalmologia nessas horas?


É bom sempre lembrar que tudo é uma brincadeira com doses de sinceridade, e antes que algum navegante errante caia por estas bandas e fique indignado com meu "mau gosto" ou se perguntando por que perco tempo reparando nesse tipo de coisa, respire, tome a dose de maracujina do dia e lembre-se: é tudo brincadeira.

E não, não quero  nenhum desses itens de aniversário. E não, não vou achar bonito se você usar.
E, como sempre, sou a favor da liberdade de escolha.

Mas aceito lápis de cor néon de aniversário. Bateu uma nostalgia...


Fugindo das retaliações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário