sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Como cortar as unhas do seu gato



Hoje eu estava pesquisando formas de amenizar os estragos causados quando se tem um gato com síndrome do pequeno poder em casa.

Gatos comportam-se exatamente como leõezinhos na savana de sofás, subindo no alto do encosto do sofá da maior montanha para de lá contemplar todo o seu domínio.


Mais ou menos assim.

E, naturalmente, afiam as garrinhas em lugares que lhes são atraentes, como pés e braços de sofá. Não vou me delongar em explicar que isso é normal, que você não tem que acabar com a mania do seu bichinho, mas é interessante adquirir um local bacana para ele arranhar, ensiná-lo de um jeito gentil a não utilizar os móveis como saco de pancada (colocando fita dupla face no local a ser evitado, por exemplo) e, também, cortar as unhas do animal.

Cortar as unhas é bem simples, mas é importante pesquisar bastante. Por exemplo, não pode cortar muito, senão vai acabar acertando os vasos sanguíneos do bichinho, e é preciso ter um material próprio para isso - não pode ser tesoura comum ou alicate. Um vídeo que me encorajou a tentar essa técnica foi:


Como não tenho experiência no assunto e minha gata parece eternamente trabalhada na cafeína, estou cortando suas unhas aos pouquinhos, o que é recomendável. É importante não estressar o animal, sendo válido aparar a prestações.


Exemplo de cortador de unhas para gatos

É o tipo de coisa que nunca fiz, em mais de dezoito anos com gato em casa, mas que é ótimo - elas crescem saudáveis, você fica a salvo de arranhões e o gatinho continua a exercer todo o seu domínio sobre o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário