domingo, 2 de agosto de 2015

O Retorno do Blog



(Escrevendo esse título, tocou na minha cabeça a intro de Star Wars e me preparei emocionalmente para as letrinhas flutuantes no espaço que eram simplesmente mágicas!)

Quase seis meses após o último post, de café na mão e um sol persistente no céu azul de domingo, retorno para mais uma postagem como se nada houvesse acontecido. Mas, obviamente, aconteceu, e meus dedos até tremem com a empolgação de escrever isso aqui.

Não é novidade para quem me conhece que eu, uma geminiana com ascendente em Sagitário, enjôo facilmente das coisas; daí, porém, a mudar tudo e ainda conseguir terminar o projeto é uma longa caminhada nesse mundo tridimensional materialista um tanto quanto lerdo - mas insisti nessa idéia. O Caóticos & Compulsivos havia completado mais de ano de vida e acumulado uma quantidade razoável de posts, por isso havia chegado num ponto que viria a calhar contratar um profissional - fosse de design ou de programação -, para dar um novo ar ao blog, deixá-lo mais personalizado. Só que eu queria que, além do resultado, o processo também tivesse um toque meu - além dos posts obviamente assinados por mim, o visual tinha de ser meu, fruto de minhas conexões neurais e de toda a minha obsessividade em pleno funcionamento. O que é muito difícil de conseguir - se você não for um profissional experiente na área.

Eu queria que o blog tivesse a minha cara, a minha mão no meio, mas não sabia qual seria o novo conceito dele e muito menos o nome. "Caóticos & Compulsivos" era uma idéia com a qual eu não me identificava mais; eu queria um nome mais "atemporal", que refletisse todos os meus estados de espírito contidos aqui, e o layout deveria transmitir um pouco de mim - mas qual faceta deveria transmitir? Temos várias! Cada pessoa é um prisma multidimensional! Como criar um espaço que, em sua essência, seria atemporal e contemplaria todas essas facetas?

"Antes Que Termine Um Livro" é um nome comprido, eu sei, mas brincou na minha cabeça enquanto eu tomava banho após várias tentativas frustradas de brainstorming. Todo blogueiro possui como missão da vida bloguística registrar e transmitir alguma coisa - geralmente de cunho introspectivo ou fofinho, mas sempre inspirador -, contudo o que havia por trás disso, no meu caso, era continuar a escrever loucamente para um leitor antes que eu publicasse meu primeiro livro. Era uma compulsão/vazão necessária, era pegar todos os arquivos em word que eu escrevia e colocá-los no ar. Antes que eu terminasse um livro.

Antes que eu terminasse de ler todos os livros que ainda pretendo ler.

E, mais importante, antes que eu terminasse de escrever meu próprio livro.

Além disso, metaforicamente, terminar de escrever o próprio livro nada mais é que atingir o tão almejado autoconhecimento.

Enfim: esse era um título carregado de significação, dotado de múltiplas camadas - e sonoro. Portanto duradouro mesmo sendo comprido.

"Antes Que Termine Um Livro" refletia meus interesses - por mais que escreva sobre coisas diversas da minha vida e tenha em vista outras atividades, meu hábito favorito desde sempre foi escrita/leitura, e um dia explico para vocês o motivo de isso ser tão importante para mim. Acreditem, não desenvolvi esse hábito por querer ser inteligente, culta, hipster ou fodônica. O motivo foi muito mais compatível (e sincero) com os interesses de uma criança confusa e inexperiente.

Eleito o título, todo o layout derivaria dele. Idéias não faltavam, feliz ou infelizmente, e aproveitei para voltar a desenhar. Era mais ou menos assim: eu tinha plena certeza de qual seria o plano de fundo do blog, fazia o desenho meticulosamente e então descartava tudo, frustrada; fiz isso várias vezes, usei vários tipos de conceitos e motivos até chegar ao atual. Brinquei à beça com CSS, pesquisei até babar sobre o pc, xinguei o photoshop amaldiçoando todas as suas gerações, estreei meus lápis de cor novos. Quando a coisa parecia não ter saída, voltava a escrever minha história (que ainda terminarei) e a desenhar os elementos dela. 

E retornava ao blog. Teimosa como uma taurina (deve ser o Mercúrio) e obstinada como um virginiano, decidi que não postaria nada e nem abriria o blog enquanto o layout não estivesse minimamente pronto - e o prazo para postar seria agosto, mais precisamente no dia 6, exatamente seis meses após o "fechamento" do blog para reformas.

Bom, hoje ele não está totalmente pronto. As ações de uma designer/programadora mais do que amadora têm limites, e eu não queria entrar em agosto com o blog trancado por puro perfeccionismo - fiz o que acreditava ser essencial para reabri-lo e decidi continuar as reformas com ele já no ar e com posts saindo quentinhos do forno. Já mudei bastante coisa e está mais pertinho do que eu queria - e mais organizado também.

Agora, as categorias são apenas seis - que refletem com propriedade o conteúdo do blog. Gosto de escrever sobre reflexão e espiritualidade ("Zen Stuff & New Age " - agora Nova Era); de falar abobrinha sobre o cotidiano, da qual minha gatinha também é protagonista (Cotidiano); de povoar o blog com coisas fofas que limpam a vista e nos fazem acreditar em um mundo ideal/ é um privilégio ver daqui/ ninguém pra nos dizer o que fazer/ com você não saio mais daqui legal (Inspiração); de fazer listas para toda e qualquer coisa na vida (Listas); de fazer resenhas, escrever crônicas, poesias, e falar de livros (Literatura); e a literatura é, por sinal, um esqueleto apendicular particularmente proeminente de todo o arcabouço cultural que registro aqui - e o restante do arcabouço está em Cultura(s) - porque são várias.

O AQTUL é a minha casa virtual e tentei desenhá-la de um jeito que fosse aconchegante para mim e também para vocês - acho que deu para notar que sou fascinada por tons terrosos, por exemplo. Uso  menos categorias para deixar mais organizado o conteúdo, e também há, no final de cada post, o famoso bloco de "posts relacionados" - no caso, quatro sugestões de posts para facilitar o trânsito durante a leitura; à medida que tiver alguma nova idéia, vou aproveitar o layout atual e personalizar cada vez mais este espaço e tornar tudo bem fluido.

Contei com o apoio incondicionalmente fofo do namorado - que me ensinou altas mandingas no photoshop e teve muita paciência comigo, especialmente quando eu estava sem paciência alguma. Além de me ensinar edição básica, me apoiou em momentos de desalento e ainda ofereceu a opinião dele de espectador sempre que eu tinha alguma dúvida quanto à estética da página.

E agora o Antes Que Termine Um Livro está no ar, aguardando por essa nova etapa de postagens!

Estou muito feliz por ter terminado.

É muito bom estar de volta. É muito bom finalizar uma etapa. É muito bom enfrentar um desafio.

Boas-vindas!


Créditos da imagem

2 comentários:

  1. Muito bem!!! Faço questão de deixar meu comentário, porque sou blogueira e perfeccionista também hehe... Fico feliz que esteja de volta ao mundinho dos blogs :D boa sorte nessa nova fase \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhhh, obrigada, Soraya!!! :3 Boa sorte para nós! xD

      Excluir